SAÚDE

Procedimentos odontológicos de urgência e emergência seguem mantidos em Criciúma

Em razão da pandemia de coronavírus, as consultas eletivas continuam suspensas

Em função das orientações do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Odontologia (CFO), relacionadas à COVID-19, apenas os atendimentos odontológicos de urgência e emergência estão mantidos em Criciúma.  O município segue realizando os serviços em seis Unidades Básicas de Saúde, sendo cinco delas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e uma das 7h às 19h todos os dias da semana. As consultas eletivas seguem suspensas.

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro Próspera, vem realizando alguns tratamentos específicos, uma vez que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas. “É agendado um paciente por hora e seguidas todas as orientações dos órgãos competentes com as medidas de segurança para não expor o paciente, bem como o profissional ao vírus”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

A orientação é que cada paciente siga corretamente o protocolo de higiene das mãos, sendo feito com água e sabão ou álcool em gel. Também fazer o uso de máscaras, obrigatório desde o dia 1º de julho, podendo gerar uma multa com o valor de R$ 1.971,70 aqueles que descumprirem.

Urgência e emergência

Apesar da semelhança, situações de urgência e emergência possuem significados diferentes. Os atendimentos de urgência são aqueles que não apresentam risco de morte do paciente, diferente aos de emergência, que devem ser tratados nos primeiros momentos após o diagnóstico.

Situações de urgência são biópsias, dor odontogênica aguda, alveolite, abscessos dentários ou periodontais, fratura dentária que resulta em dor ou trauma de tecidos moles bucais, remoção de lesões de cárie extensas ou restaurações que estejam causando dor, entre outros. Já os de emergência envolvem sangramentos não controlados, traumatismo envolve os ossos da face e celulites ou infeções bacterianas.

Unidades Básicas de Saúde com atendimentos odontológicos necessários

– UBS Metropol – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

– UBS Santa Luzia – 08 às 17h, de segunda a sexta-feira

– UBS Quarta Linha – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

– UBS Centro – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

– UBS Próspera – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

– UBS Boa Vista – 7h às 19h (todos os dias da semana).

Texto: Letícia Ortolan

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar