EDUCAÇÃO

Unesc recebe palestrante de renome internacional para aula inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Auditório Ruy Hülse esteve lotado para o evento

A história do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Unesc já começou com um capítulo de grande sucesso. Sua Aula Inaugural, realizada na noite de sexta-feira (7/6), recebeu o professor doutor Paulo Amarante, profissional de renome internacional na área. O evento foi prestigiado por alunos de cursos de graduação na área da saúde, além de mestrandos e doutorandos, profissionais, professores e alunos da nova turma de Residência Multiprofissional, lotando o Auditório Ruy Hülse para ouvir os ensinamentos do visitante.

O encontro, teve como tema a trajetória Política da Saúde Mental no Brasil e os desafios atuais na área, sendo contextualizado através de toda a experiência do ministrante na luta pelas questões de saúde mental no país.

Entre as autoridades presentes no evento esteve a coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Criciúma, Ana Losso, também representando o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande. Conforme Ana, a presença do professor Paulo enriquece de forma imensurável a discussão do assunto abordado. “A Universidade e a cidade ganham muito com a tua presença. A história de saúde mental em Criciúma vem em uma construção desde 2001 e sempre foi muito inspirada nos teus ensinamentos. Desta forma, me sinto muito honrada em tê-lo aqui, por tudo o que significas no Brasil e no mundo”, declarou ao visitante.

Conforme a coordenadora da nova residência, Dipaula Minotto da Silva, o início desta caminhada surgiu em um momento extremamente importante diante da realidade de todo o mundo, do país e também da região Sul. “É um grande presente para todos nós estarmos iniciando essa residência. Só temos a agradecer a idealização, a confiança e o incentivo da professora Luciane Ceretta, que nos convocou para esse projeto a partir do seu olhar especial para essa demanda”, destacou. Ainda em sua fala, a coordenadora fez questão de agradecer ao Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), os coordenadores dos cursos de graduação e, em especial, a presença do palestrante, que, conforme ela, aceitou o convite da Universidade mesmo com 12 viagens já agendadas a trabalho por todo o país neste mês.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a noite marca a superação de mais um desafio. “Posso dizer que trazer um palestrante como esse para a Aula Inaugural e implantar uma nova Residência Multidisciplinar é ousadia, é muito desafiador. Obter um resultado como esse só é possível quando se tem um coletivo segurando a onda, como temos aqui. Um grupo que se apropria do cenário de prática e procura fazer seus papéis nos seus espaços”, salientou.

O convite deixado pela reitora aos participantes foi de, diante de um cenário tão turbulento no que diz respeito à saúde coletiva, em especial à saúde mental, que cada um encontre o significado em tudo aquilo que fizer. “Sobretudo que sigamos conseguindo associar as nossas construções teóricas lá na prática tentando mudar a vida das pessoas. Busquem sempre transformar os cenários onde vocês estão. Sejam teóricos, filosóficos, é claro, mas sejam principalmente transformadores”, destacou.

A reitora foi homenageada com uma lembrança da Residência Multidisciplinar em Saúde Mental e Atenção Psicossocial por ser considerada a grande responsável pela idealização e concretização do curso.

Compuseram a mesa de autoridades do evento ainda a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissional, Lisiane Tuon; a coordenadora ajunta do PPGSCol, Fabiane Ferraz; a representante dos residentes do novo Programa de Residência Multiprofissional, Gabriela Valerin; e a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos.

Performance chama a atenção

O evento contou ainda com uma performance da atriz Priscila Leonor com foco também nas questões de saúde mental. Priscila é também professora e fundadora do Priscila Leonor Espaço de Arte, em Criciúma.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar