EDUCAÇÃO
Unesc Profissões: Um universo para conhecer e compartilhar
Alunos do Ensino Médio das escolas das redes pública e privadas, professores e pais estão tendo a oportunidade de conhecer os cursos ofertados pela Instituição
Promover a interação entre os alunos do Ensino Médio das escolas das redes públicas e privadas com os professores da Unesc e apresentar aos estudantes o universo da vida acadêmica, informando dados importantes para uma escolha consciente do futuro profissional. Estes são alguns dos objetivos do Unesc Profissões, evento que iniciou nesta quinta-feira (20/10) na Universidade e segue ainda ao longo de toda a sexta-feira (21/10). Para esta edição, a equipe organizadora preparou uma programação recheada de experiências e conhecimentos em uma estrutura de 1,5 mil metros quadrados e com cerca de 500 monitores envolvidos nos dois dias da ação.
A maratona de aprendizado ocorre pelo campus, nas salas de aula, nos laboratórios e nos estandes montados no ginásio de esportes José Antônio Carrilho. Até sexta-feira (21/10), escolas, alunos e famílias inteiras vão conhecer todas as opções oferecidas pela Instituição por meio de uma estrutura totalmente preparada para atender a todos e com programação voltada ao esclarecimento de dúvidas, diálogo e apresentação de oportunidades sobre o futuro das profissões.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o evento é a chance que o jovem tem de ter contato diferentes opções de cursos e áreas profissionais, tirar dúvidas e estar próximo de professores e acadêmicos do ensino superior, contribuindo para que o estudante, ao se tornar acadêmico da Unesc, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais.
“É uma oportunidade de conhecerem melhor as profissões, a Universidade, esse mundo de oportunidades e de experiências que a Unesc oferece. Acreditamos que essa recepção calorosa é fundamental para ajudá-los na tomada de decisão. Temos aqui as melhores experiências e os melhores anos da vida desses nossos estudantes como missão da Universidade. Nossos estudantes são o propósito pelo qual trabalhamos todos os dias”, comentou a reitoria.
O presidente do Diretório Central do Estudante (DCE) Vittor Teixeira salientou que estar na Unesc é uma oportunidade ímpar como acadêmico e como visitante. “Aqui a gente conhece uma realidade diferente, conhece um pouco da nossa região e faz muitas conexões. A Unesc representa isso, se conectar com pessoas, com a cidade. O evento, tão grandioso, vem nesse sentido, criar network e oportunidades e conhecer um pouco melhor da Universidade que tem tanto a oferecer para toda a região sul catarinense”, disse.
Experiências
Os alunos do Ensino Médio, que em breve irão frequentar o campus da Universidade, também estão tendo a oportunidade de sanar dúvidas sobre bolsas de estudos, fazer testes de orientação profissional, ter contato com trilhas interativas, ir ao Espaço do Professor, além de participar de atrações especiais e do sorteio de brindes.
“Estamos muito felizes com a vinda de muitos alunos de várias cidades e que estão conseguindo identificar sua área de afinidade. Eles saem decididos e conhecem o que é de verdade a Universidade, a Unesc, as experiências e tudo o que a vida vai proporcionar para eles, a partir do ingresso na graduação”, complementou a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni.
Visitantes em êxtase
Com mais de cinco mil pessoas inscritas para os dois dias de evento, a Universidade recebe visitantes dos mais diversos cantos da região. Já no primeiro dia de Unesc Profissões centenas de professores e alunos passaram pelo campus e saíram empolgados com o que presenciaram. É o caso da professora do curso de Artes da escola Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, Debora Oliveira J. de Aguiar. “Este é um período em que os alunos têm muitas dúvidas, curiosidades e dificuldades em relação a que curso escolher. Ter esse contato com acadêmicos e educadores é maravilhoso para eles tirarem todas as suas dúvidas e ver qual profissão seguir. Todos ficaram encantados com tudo o que viram”, disse.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Catulo Da Paixão Cearense, de Sombrio, Isaac Magnus, relatou que está ansioso para entrar na Universidade. Segundo ele, o curso de Arquitetura e Urbanismo é a sua escolha. “Descobri minha área há pouco tempo e hoje vim aqui porque é aqui que quero estudar. Vim conhecer a estrutura do local”, comentou.
Bianca Ghislandi Simoni, aluna da Escola Abilio Cesar Borges, de Nova Veneza, também aproveitou para conhecer a Unesc ao lado dos seus colegas de classe. Ela optou pela trilha voltada à área da saúde. “É uma oportunidade de conhecermos os cursos. Acho que a área da saúde é importante, pois conseguimos ajudar muitas pessoas. A enfermagem é que está me despertando maior interesse”, sublinhou.
Atividades
Os visitantes, assim que chegam no estande montado em frente ao ginásio de esportes José Antônio Carrilho, fazem o credenciamento e escolhem as trilhas de conhecimento que querem percorrer. Essas trilhas foram divididas em cinco áreas do conhecimento e ocorrem tanto no Campus Criciúma quanto no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque).
Os guias são os responsáveis por conduzir os visitantes aos laboratórios e demais espaços formativos. Os alunos do Ensino Médio ainda podem participar de um questionário de Orientação Profissional. Ainda dentro da programação eles recebem orientações sobre formas de ingresso (Bolsas e financiamentos) e percorrem pelos Showrooms de cursos. Programações culturais fazem parte do evento ao longo de todo o dia.
O Unesc Profissões ocorre em três turnos: das 7h30 às 12h; das 12h45min às 17h30min; e das 18h às 22h.
Matrículas abertas
As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone (48) 99915 0433 ou pelo site da Unesc.
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545. A equipe está a postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.
Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc e Maykol Cardoso