EVENTOS
Governo de Criciúma oferece bem-estar aos idosos com atividades voltadas para o corpo e a mente
O novo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) realiza quase 2500 atendimentos por semana
Em parceria com a Afasc e a Fundação Cultural, o Governo de Criciúma tem proporcionado lazer para as pessoas com mais de 60 anos. Inaugurado no dia 14 de fevereiro, o novo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Zulma Naspolini Manique Barreto, localizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, realiza em média 2.450 atendimentos semanais, totalizando mais de nove mil atendimentos mensais. Conforme o prefeito Clésio Salvaro, o local foi construído para abrigar aqueles que muito contribuíram para o crescimento da cidade. “Não é apenas um local ou um espaço físico e sim mais qualidade de vida. Um atendimento feito sempre com muito carinho e cuidado”, afirmou.
O espaço possui 14 salas e 16 diferentes tipos de oficinas, uma concentração de atividades desenvolvidas em um local amplo e de fácil acesso com o objetivo de manter a alegria aos idosos. “Não é só o melhor centro de convivência e sim o maior de Santa Catarina”, destacou, ainda, o prefeito.
Para a aposentada Zuleide Pierini, de 77 anos, o espaço trouxe alegria para a vida dela. “Após perder meu esposo, nenhum médico conseguiu me ajudar, foi somente Deus e o Centro de Convivência que resgataram minha vida”, relatou.
Circuito Cultural
Além das oficinas, o Centro de Convivência da Terceira Idade deu início ao Circuito Cultural, um projeto do Governo de Criciúma em parceria com a Afasc e Fundação Cultural, que visa proporcionar momentos de lazer, por meio de passeios turísticos na cidade. “Muitas pessoas vêm para a cidade, e até nós mesmos moradores, não sabemos que temos lugares tão bonitos para visitar”, frisou Adriana Salvaro, presidente de honra da Afasc.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Zalmir Casagrande, o passeio que é realizado em importantes pontos turísticos da cidade de Criciúma, passa pela Mina de Visitação Octávio Fontana, única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina, além dos parques da cidade. “Oportunidade para ampliar, ainda, os horizontes dos criciumenses, oferecendo um momento descontraído e proporcionando entretenimento, por meio do nosso turismo local”, completou.
Confira as oficinas disponíveis no CCTI:
Oficina de Teclado e Violão
Oficina de Canto Coral
Oficina de Vivências
Oficina de Bocha e Bolão
Oficina de Inclusão Digital – Informática
Oficina de Artesanato
Oficina de Treinamento Funcional
Oficina de Jogos de Mesa – Canastra, Truco, Dominó e Xadrez
Oficina de Relaxamento Corporal
Oficina de Circuito Funcional
Oficina de Alongamento
Oficina de Ritmos
Oficina de Salão
Oficina de Ballet
Oficina de Dança Coreográfica
Oficina de Dança de Salão
Texto: Daiana Farias
Foto: Débora Cristina