SAÚDE
Prefeito sanciona lei que institui semana de conscientização sobre o autismo em Criciúma
Documento foi assinado com a participação de entidades
Agora Criciúma tem uma Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no calendário de eventos e datas comemorativas do município. O prefeito Clésio Salvaro sancionou a lei n 8.078 no dia 10 deste mês, na Sala de Atos, com a presença de entidades.
A iniciativa será na semana que compreende o dia 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “O número de casos aumentou nos últimos anos, justamente por conta das políticas públicas sobre o tema, que auxiliam no diagnóstico precoce. Mas é preciso ir além, e voltar nossos olhos a isso, para que mais famílias sejam acolhidas e encaminhadas para atendimento, que possibilita, principalmente, a qualidade de vida”, frisou o prefeito.
A semana tem objetivo de informar e orientar a população sobre o autismo, desde a importância do diagnóstico precoce até os serviços de apoio às famílias. Além disso, serão realizados debates, palestras, semanários, audiência pública, etc. Participaram também da sanção a Associação de Pais e Amigos de Autistas da Região Carbonífera (AMA-REC) e a Organização Nacional pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo). A lei foi de autoria dos vereadores Manoel Rozeng, Roseli De Lucca, Daniel Antunes, Giovana Mondardo, Paulo Ferrarezi, Juarez de Jesus e Obadias Benones.Texto: Ana De Mattia Fotos: Jhulian Pereira