SAÚDE
Governo de Criciúma castra 137 animais no bairro Cidade Mineira Velha
Iniciativa faz parte da campanha “Castração é a Solução”
Com a missão de diminuir o número de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizou o mutirão da campanha “Castração é a Solução”. Ação ocorreu no bairro Cidade Mineira Velha e beneficiou 137 animais, entre cães e gatos.
O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é efetuar 6 mil castrações anualmente em Criciúma. “Com cada procedimento de castração, estamos não apenas cuidando dos animais, mas também prevenindo problemas futuros de saúde pública e promovendo um ambiente mais seguro e compassivo para todos”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Os animais foram microchipados e receberam medicação pós-operatória. O microchip contém as informações de identificação dos animais, que serão armazenadas em um banco de dados. “Se o animal fugir, for furtado ou abandonado, a gente tem a identificação do dono através do número do microchip para poder devolver o animal ao dono ou puni-lo por abandono”, explicou o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima.
Neste ano, a campanha da Secretaria Municipal de Saúde beneficiou mais de 400 animais, de diversas comunidades criciumenses.
Texto: Laura Bazzei
Fotos: Divulgação/Decom