TECNOLOGIA
Fornecedores e parceiros conhecem Data Center Contato
Estrutura, fruto de investimentos de R$ 9 milhões, está localizada em Araranguá e já atende clientes do sul do Brasil
Um café da manhã na última semana marcou o encontro dos fornecedores que executaram o projeto do Data Center Contato. A ideia, segundo a diretora e proprietária, Marlise de Souza Pereira, era celebrar e agradecer pelo empenho de cada profissional envolvido no projeto que já está em funcionamento na cidade de Araranguá. Inaugurado oficialmente no dia 09 de março, o Data Center já atende clientes do sul do Brasil. Após o café, o grupo seguiu até o prédio, localizado no bairro Cidade Alta, onde o padre da cidade abençoou o empreendimento antes da visita oficial. “A ideia era celebrar esse momento e agradecer a cada empresa parceira que possibilitou essa conquista para a região”, destaca Marlise.
Situada em Florianópolis, a CED Soluções é uma dessas empresas que ajudaram a executar o projeto do Data Center. De acordo com o Diretor Executivo Deni Manoel Pedro, a CED é uma integradora de soluções de engenharia dos sistemas de energia, TI, telecom, automação, segurança, entre outros e desde 2006 se especializou em construir data centers. “Esse tipo de construção reúne mais de 30 áreas de conhecimento e mais de 70 fornecedores para atender as demandas. Com toda nossa experiência podemos afirmar que este é um projeto ícone na região sul de Santa Catarina e foi um grande desafio para nossa empresa”, destacou.
O arquiteto Maurício Pereira, que assinou o projeto, também visitou o local. Segundo ele, esse foi um dos trabalhos mais complexos que realizou e o resultado final é impressionante. “Foi uma obra muito desafiadora devido ao grau de complexidade. A tecnologia embarcada na obra é muito grande e foi um período de muita informação, conhecimento técnico e aprendizado”, exaltou o profissional.
Também participaram a Sysdata Tecnologia e colaboradores da Contato.
Sobre o Data Center
O projeto do Data Center foi idealizado dentro dos padrões de design, desempenho e segurança classificados como Tier III, oferecendo altíssimo nível de desempenho, segurança e confiabilidade, com capacidade para realização de manutenções sem que haja qualquer interrupção nas atividades.
A estrutura conta com alta disponibilidade de energia elétrica, utilizando subestação de energia própria, GMG (grupo motor gerador) redundante, UPS (No-break) redundante, controle de acesso eletrônico e automatizado, detecção precoce e extinção de incêndio por gás inerte, sustentabilidade e eficiência energética com iluminação por lâmpadas LED com programação horária e sensores de presença, gerenciamento automatizado e online de todos os pontos de energia, climatização e controle de umidade com equipamentos de alta tecnologia e eficiência energética.
Tatiani Longo