POLÍTICA
Discurso de posse do governador Moisés
AMIGOS CATARINENSES – OS QUE AQUI NASCERAM E OS DE CORAÇÃO;
É chegado o tempo de construir e trilhar os caminhos que sonhamos há muito tempo e planejamos nos últimos meses. Nossa atenção estava voltada ao estudo das políticas públicas mais adequadas ao estado, para que hoje – o marco zero do nosso governo –, com a equipe de trabalho a postos e de posse do diagnóstico que aponta para onde o Estado de Santa Catarina deverá rumar nos próximos quatro anos, possamos iniciar essa nova jornada.
Ações valem muito mais do que as palavras
A lição que aprendemos com a história desse nosso estado é rica em exemplos de homens e mulheres valorosos que, com a força do trabalho e da sua dedicação, construíram um estado vencedor, nos deixando um grande legado. As histórias, muitas vezes anônimas de homens e mulheres, são reveladas nas suas ações.
Foi com essa esperança por dias melhores e dedicação ao trabalho que hoje somos um estado sem igual no nosso país.
Produzimos onde muitos julgam impossível. Inovamos, qualificamos, abrimos caminhos que muitos sequer conseguem vislumbrar. Somos reconhecidos pela nossa eficiência. Se é de Santa Catarina, é bom.
No Poder Executivo, com as mudanças na gestão propostas para os próximos quatro anos, a EFICIÊNCIA na entrega dos serviços será nossa bandeira. Queremos, de fato, ser ágeis nos processos, fazer mais com menos, entregar os serviços no tamanho e qualidade que são esperados pela população ante a expectativa gerada sob o Governo Moisés/Daniela.
Vamos trilhar um caminho cheio de desafios, mas que não pode mais ser ignorado. Vamos fazer do Governo de Santa Catarina um reflexo do catarinense: ágil, inovador, criativo, inventivo, altamente eficiente.
É possível ser feito. Eu acredito! Afinal, o governo é formado por catarinenses, os de nascimento e os de coração. E a partir de agora, à frente de cada área, estão técnicos e especialistas que já há muito tempo dedicam seu tempo e seu trabalho para fazer mais, para inovar, para melhorar aquilo que já é bom. Mas que tinham suas vozes muitas vezes sufocadas, e agora estão sendo ouvidos. Por esses últimos dias vimos o brilho nos olhos dos servidores públicos, confiantes nas mudanças.
O recado do eleitor, nas urnas, se materializou na nossa vitória, que culminará com uma nova forma de administrar nosso Estado.
Os desafios serão vencidos com o trabalho coletivo: há uma previdência a ser equacionada, uma folha de pagamento para ser ajustada e uma receita que precisa voltar a crescer sem significar novos tributos. É preciso não apenas gastar menos, mas também gastar melhor aquilo que se arrecada. Nunca a criatividade do catarinense foi tão necessária. E nunca o comprometimento de todos os nossos representantes foi tão essencial.
Por isso, aos nossos parlamentares, eu faço um apelo: vamos deixar de lado as disputas políticas, as divergências partidárias, as disputas por espaços e a projeção pessoal. Eu convido todos a servirem a um só propósito: colocar Santa Catarina em primeiro lugar.
Há muito trabalho a ser feito e só será possível fazê-lo com o esforço, a dedicação e o compromisso de todos.
Lembrem-se ainda: uma mensagem muito clara foi dada pela sociedade para seus governantes e representantes eleitos. E o que a sociedade espera é por uma Santa Catarina boa não para quem governa, mas para todos que vivem aqui – sem exceção.
Para isso, um diagnóstico completo foi feito e, a partir daí, um grande planejamento foi preparado. O objetivo é claro: trazer para a máquina pública a mesma eficiência que temos na iniciativa privada catarinense. Trazer as boas práticas das melhores empresas de Santa Catarina, que servem de modelo mundo afora, também para o Governo do Estado, mas sem esquecer que o objetivo principal é promover o bem-estar social através de serviços públicos de qualidade. E isto inclui informatização de processos, uso de aplicativos onde e quando possível, desenvolvimento de políticas públicas básicas ligadas a áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública, que tanto carecem de responsabilidade governamental. Meus agradecimentos a equipe de transição, que não mediu esforços para chegar a estes resultados.
O governo começa com uma grande reforma, cujo foco será ajustar a gestão em áreas vitais, onde a economia gerada com a otimização dos processos irá alavancar o poderio de investimento do Estado.
A partir de agora, de fato Governador do Estado de Santa Catarina, é o tempo de plantar boas sementes. A colheita, ao longo dos próximos quatro anos, não tenho dúvidas, será do tamanho da expectativa do cidadão catarinense.
E para que isso realmente aconteça, mais uma vez eu reforço: lembrem-se que esse novo caminho é para ser trilhado e construído juntos. Todos têm um papel a exercer, todos têm um dever a cumprir. Um dever que nos cabe cumprir com a garra e o espírito de união tão característicos do catarinense, que já nos permitiu produzir resultados grandiosos no passado. E que nos guiará em direção a um futuro ainda mais glorioso.
Agradeço aos novos secretários de estado e demais órgãos de primeiro escalão de governo que aceitaram nosso convite à responsabilidade e tomarão posse amanhã, tenham certeza de que foram escolhidos para fazerem as mudanças que Santa Catarina espera. Confio nas senhora e nos senhores. Amanhã anunciaremos as novas medidas do Governo em sintonia com aquilo que foi prometido durante a campanha.
Agradeço ao Dr. Eduardo e sua esposa Nicole pela gentileza e isenção com que nos trataram durante a transição, desejando felicidades na nova fase de suas vidas.
Por fim, rogo a Deus que ilumine os nossos passos bem como os de nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro, e guie nossas ações para que Santa Catarina e o Brasil possam colher os merecidos frutos do nosso trabalho, pois estou certo de que Aquele que começou a boa obra não deixará esta por terminar.
Muito obrigado a todos.