INFRAESTRUTURA
Casan conclui 70% das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos do bairro Santa Luzia
Finalização da última etapa dos trabalhos está prevista para abril
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma avançam em diferentes frentes de trabalho. A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Luzia está com 70% de conclusão do novo Tanque de Aeração.
A estrutura foi finalizada e as equipes preparam a alvenaria e o fechamento da unidade. Na sequência, serão montados os equipamentos, com serviços concentrados na Casa de Sopradores que integra o novo tanque.
É no Tanque de Aeração que a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos, que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores, por isso o nome do equipamento.
Com a nova estrutura, a ETE Santa Luzia terá sua capacidade de tratamento elevada de 90 para 135 litros por segundo, e poderá depurar o esgoto de aproximadamente 10 mil moradores do São Luiz. O bairro está recebendo obras de implantação de novas redes de coleta.
Obra nas ruas
Nesta semana, as frentes de trabalho externas estão nas Avenidas Santos Dumont e Carlos Pinto Sampaio, e na Rua Arthur Bernardes, onde executam o assentamento da rede coletora e a instalação das Caixas de Inspeção (CIs), equipamento necessário para as futuras ligações domiciliares.
A Companhia pede que os motoristas que trafegarem pelos trechos com obras fiquem atentos. Com as equipes de trabalho atuando nas vias, o trânsito acaba sendo parcialmente interrompido entre as esquinas, forma encontrada para gerar o mínimo de transtorno ao fluxo de veículos. Além disso, as obras seguem em paralelo a construção do sistema binário.
Texto e foto: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz / Criciúma