EDUCAÇÃO
Alunos da Escola Marcílio Dias San Thiago da Vila Manaus recebem incentivo para leitura
Fichas de leitura proporcionam um momento em família. Ao todo, são 205 alunos participando
Em um momento de pandemia de coronavírus, as escolas precisam ser criativas para incentivar os estudos aos alunos. Foi o que aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Marcílio Dias San Tiago, no bairro Vila Manaus, que está estimulando os estudantes a lerem mais por meio de fichas de leitura. Intitulado ‘Leitura Também Alimenta’, o projeto atende 205 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da unidade.
As fichas de leitura são entregues durante a busca das atividades impressas, para os alunos que não tem acesso a plataforma Google Classroom, e na entrega dos kits de alimentação escolar. “O projeto vem favorecer o processo ensino aprendizagem, visto que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos alunos”, relatou a idealizadora e coordenadora integral da EMEIEF Marcílio Dias San Thiago, Cristineiva Dias.
A coordenadora explica que a biblioteca não utilizava mais alguns livros, apenas para recortes, e resolveu aproveitar o material e criar as fichas de leitura. “Apesar de tudo que está acontecendo, temos que continuar nos alimentandos de conhecimento também de leitura”, completou. Os alunos que estão no processo de alfabetização também recebem jogos educativos para interagir de uma forma diferente com a escrita e leitura.
Segundo a coordenadora, é um momento de pais e filhos, visando também estimular nos alunos e familiares o gosto pela leitura. O projeto iniciou este mês e pretende seguir até agosto, com a previsão do retorno das aulas para o dia 3 de agosto, conforme decreto do Governo do Estado. O projeto foi ofertado para os 323 alunos de forma opcional.
No retorno das aulas, a intenção é convidar os pais para relatar sua experiência. Também será colocado um varal de leitura e os alunos também vão produzir desenhos sobre as fichas.
Texto: Ana de Mattia l Fotos: Divulgação/Decom